sábado, 13 de outubro de 2012

Arroz de marisco com tamboril

INGREDIENTES
1 kg de tamboril
250 gr de camarão
0,5 kg de conquilhas
250 gr de arroz
1 dl de leite
2 cebolas
4 dentes de alho
2 tomates maduros
1 dl de vinho branco
1 molhinho de coentros
1 folha de louro
Sal e piripiri

PREPARAÇÃO
Mergulhe as conquilhas em água do mar ou então em água bem salgada para retirar as areias. Deixe ficar de molho algumas horas. Arranje o tamboril e corte em postas mais ou menos regulares. Deixe durante algum tempo em água fria. Leve ao lume um recipiente com água e ponha o camarão a cozer. Aproveite a mesma água para abrir as conquilhas.
Descasque os camarões e reserve alguns inteiros. Retire o miolo às conquilhas. Passe a água da cozedura por um passador fino e reserve. Entretanto pique os alhos e a cebola finamente. escalde o tomate e retire as peles e as sementes. Corte em pequenos cubos. Ponha um tacho ao lume com o azeite. Deixe aquecer um pouco. Adicione os alhos  a cebola e deixe refogar. Coloque o tomate, mexa bem e refresque com o vinho. Deixe reduzir o molho. Coloque as postas de tamboril e o arroz. Acrescente um pouco do caldo da cozedura dos camarões, o louro e o raminho de coentros. Tempere com sal e piripiri. deixe cozer.
Quando estiver quase cozido junte os mariscos, retifique os temperos e deixe terminar a cozedura. Tenha o cuidado de deixar o arroz "malandro" ou seja com caldo suficiente.

Muitos tachos e panelas
DriKa


2 comentários:

  1. Ficou com uma aspecto bem apetitoso!
    beijinhos e bom fim de semana
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir