terça-feira, 2 de outubro de 2012

Risotto com legumes assados

INGREDIENTES
1,2 l de caldo de galinha ou de legumes a ferver
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena bem picadinha
280 gr de arroz de grão curto para risotto
225 gr de vegetais assados: courgettes, beringelas e pimentos, cortados em pedaços
85 gr de queijo parmesão
Sal & pimenta
2 colheres de sopa de ervas frescas bem picadinhas para guarnecer

PREPARAÇÃO
Aqueça o azeite com 2 colheres de sopa de manteiga numa caçarola, em lume brando até a manteiga derreter. Junte a cebola e refogue, mexendo ocasionalmente, durante 5 minutos, até ficar lourinha.
Reduza o lume, junte o arroz, e misture para envolver na gordura. Frite, mexendo constantemente, durante 2-3 minutos, ou até os grãos ficarem translúcidos.
Gradualmente, deite o caldo, uma concha de cada vez. Mexa constantemente e adicione mais líquido à medida que o arroz vai absorvendo cada adição de caldo. Aumente o lume para o líquido borbulhar. Coza durante 15 minutos, depois junte a maioria dos vegetais assados, reservando alguns pedaços para guarnecer. Coza por mais 5 minutos, ou até todo o líquido ter sido absorvido e o arroz cremoso. Tempere com sal e pimenta.
Retire o risotto do lume e junte a restante manteiga. Misture bem, depois deite o queijo parmesão, nexendo até derreter. Disponha o risotto em pratinhos, arranje os pratos com os vegetais à volta ou em cima para guarnecer. Salpique com ervas frescas.

Muitos tachos e panelas
DriKa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário