segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Quiche de bacalhau fumado e camarão

INGREDIENTES
400 gr de postas de bacalhau fumado, passado por água e enxugado
300 ml de leite
150 gr de miolo de camarão cozido
200 gr de requeijão
3 ovos batidos
2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado
Pimenta

MASSA DA TARTE
200 gr de farinha
Uma pitada de sal
100 gr de margarina em cubinhos, mais um pouco para untar
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de água gelada


PREPARAÇÃO
Para fazer a massa, peneire a farinha e o sal para uma tigela e incorpore com os dedos, a margarina, até obter uma consistência de pão ralado. Adicione, mexendo a gema de ovo seguida da água e forme uma bola com a mistura. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e amasse até ficar flexível. Envolva em película aderente e leve ao freeze durante 30 minutos.
Entretanto, coloque o peixe e o leite num tacho. Deixe levantar fervura e coza em lume muito brando, durante 10 minutos, ou até o peixe ficar cozido. Retire o peixe com uma escumadeira, deixe arrefecer ligeiramente e tire-lhe a pele e espinhas. Lasque o peixe e reserve. Guarde 125 ml do líquido da cozedura.
Estenda a massa e forre uma tarteira. Cubra a arte com papel vegetal e encha o fundo com feijões secos, leve ao forno pré-aquecido a 200' durante 8 minutos.  Retire o papel vegetal e os feijões e deixe cozer mais 5 minutos.
Disponha o peixe e o camarão no fundo da tarte. Numa tigela, bata o requeijão, o líquido da cozedura reservado, os ovos, o cebolinho, e a pimenta, e deite a mistura sobre o peixe. Leve ao forno durante 30 minutos ou ate o recheio ficar espesso e dourado.

Muitas espinhas nos tachos e panelas



2 comentários: