segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bola de carne

INGREDIENTES
Massa
600 gr de farinha
50 gr de fermento de padeiro
50 gr de açúcar
150 gr de manteiga amolecida
3 colheres de sopa de azeite
4 ovos
1 dl de água
Farinha para polvilhar

Recheio
300 gr de bife de vitela
1 chouriça
1 salpicão pequeno
200 gr de presunto
1 cebola grande
3 colheres de margarina/ banha
1 ramo de salsa
Sal & pimenta

PREPARAÇÃO
Para a confecção da massa, pegamos numa taça funda, juntamos a farinha, o fermento, o açúcar, a manteiga amolecida, as colheres de azeite, os ovos e a água. Junta-se tudo muito bem e trabalha-se até que a massa se descole das mãos. Forme com ela uma bola e deixe levedar até atingir o dobro do tamanho.

Para o recheio, corte os bifes aos pedacinhos e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. À parte derreta uma colher de banha ou de margarina e frite os bifinhos.
Entretanto divida a massa em duas partes iguais. Com uma dessas partes forre um tabuleiro retangular. Em seguida, disponha por cima o presunto cortado em fatias finas, o salpicão e a chouriça, cortados às rodelas fininhas, a salsa ripada com os dedos, os bifinhos de vitela e por fim regue tudo com o molho de fritar os bifinhos.
Com a restante massa, cubra e molde as beras da bola calcando com as pontas dos dedos, a toda a volta, para que as duas massas possam ficar juntas. Em seguida pique a bola com um garfo. Corte bocadinhos de banha ou margarina que restou e coloque por cima da bola, a cozer em forno quente.

Muitos tachos e panelas

8 comentários:

  1. muito boa! uma pergunta: quanto tempo tem de estar no forno e a quanto grau? muito abrigada.

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia :D Eu coloco a 180' até que a massa esteja cozida qb, gosto dela um pouco húmida, mas depende muito dos fornos...
    Grata pela sua preferência... volte sempre ao blog, aqui não paga bilhete ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.Eu gostava de saber como fez a massa da bola,é que a bola tem um bom aspecto,mas no entanto só diz como se faz o recheio. Se me pudesse ajudar,agradecia.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Já coloquei a receita mais ao pormenor :) quando fazemos as receitas temo-las na mente grande parte delas, e dps achamos que as pessoas nos lêem a mente... ai DriKa, DriKa... qualquer duvida a mais diga, e qd a confeccionar diga se gostou sim?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,diga-me só uma coisa,a farinha è normal ou com fermento? Amanha quero muito que esta bola me calhe bem. obrigada

    ResponderExcluir
  6. Coloque a farinha com fermento, apesar de eu colocar sempre uma colherzita de chá de fermento :) Dps diga-me se correu bem... Boa sorte :D

    ResponderExcluir
  7. A FORMA É FORRADA COM PAPEL VEGETAL OU NÃO É NECESSARIO? :-)

    ResponderExcluir
  8. Sim, convém sempre forrar a forma. Obrigado.

    ResponderExcluir