terça-feira, 2 de outubro de 2012

Gratinado de massa e cogumelos

INGREDIENTES:
140 de queijo fatiado bem fininho
85 gr de manteiga, mais um pouco para untar
350 gr de cogumelos fatiados
350 gr de tagliatelle (aquela massa encaracolada que parece bem pequenina mas depois de cozida, deixa o frizado e fica com um alisamento chinês e fica bem comprida)
2 gemas de ovos
Sal & pimenta
4 colheres de sopa de queijo ralado

MOLHO BECHAMEL

55 gr de manteiga sem sal
55 gr de farinha
500 ml de azeite
1 folha de louro
Sal & pimenta
Pitada de noz moscada hmmmmm ado-ro


PREPARAÇÃO
Para o molho bechamel, derreta a manteiga numa caçarola, junte a farinha, e coza em lume brando, mexendo sempre, durante 1 minuto... tic tac tic tac... Retire a caçarola do lume e gradualmente, adicione o leite. leve de novo ao lume e deixe ferver, mexendo sempre, até engrossar e ficar macio. Deite a folha de louro e coza durante 2 minutos. retire a folha de louro e tempere o molho com sal, pimenta e noz moscada. retire do lume. Misture o queijo fatiado no molho e reserve.
Refogue os cogumelos em 30 gr de manteiga, mexendo durante 10 minutos.
Coza a massa em água e sal a ferver durante 8-10  minutos, até ficar al dente. Escorra, volte a colocar na panela, e junte a restante manteiga, as gemas de ovos e cerca de 1/3 do molho bechamel. Tempere com sal e pimenta. Agite para misturar  e junte os cogumelos.
Unte uma assadeira e deite a mistura de massa lá dentro. Verta por cima o restante molho bechamel e salpique com o queijo ralado. Leve ao forno, previamente aquecido, a 200 graus, durante 15-20 minutos, até tostar. Sirva imediatamente.

Muitos tachos e panelas
DriKa



Nenhum comentário:

Postar um comentário