terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mexilhões com manteiga de ervas e alho


INGREDIENTES
800 gr de mexilhões frescos dentro das conchas
1 "golpe" de vinho branco
1 folha de louro
85 gr de manteiga
350 gr de pão ralado
4 colheres de sopa de salsa fresca
2 colheres de sopa de cebolinhos frescos, em farrapinhos
2 dentes de alho bem picadinhos
Sal & pimenta
Limão para guarnecer

PREPARAÇÃO
Raspe as conchas dos mexilhões debaixo de água fria corrente para retirar eventuais barbas. Deite fora aqueles que tiverem a concha partida. Toque nos mexilhões restantes e deite fora todos aqueles que não se fecharem.
Coloque os mexilhões numa panela grande e junte o vinho e a folha de louro. Tape e coza, em lume forte, durante 5 minutos, abanando a panela de vez em quando, ou até os mexilhões abrirem. Escorra os mexilhões e deite fora os que se mantiverem fechados. Retire os mexilhões das conchas, reservando metade de cada concha. Disponha os mexilhões nas suas meias conchas dentro de uma assadeira grande.
Derreta a manteiga e deite-a numa taça pequenina. Junte o pão ralado, a salsa, o cebolinho, o alho, o sal e a pimenta e misture tudo muito bem. Deixe repousar até a manteiga endurecer ligeiramente. Com os dedos ou com 2 colheres de chá, tome uma noz da mistura de manteiga e ervas e encha com ela cada meia-concha de mexilhão, pressionando bem.
Para servir, leve os mexilhões ao forno, pré-aquecido a 230', durante 10 minutos, ou até ficarem quentes. Sirva os mexilhões de imediato, guarnecidos com pezinhos de salsa e acompanhados com quartos de limão.

Muitos tachos e panelas


4 comentários: