quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fogaças

INGREDIENTES
1,3 kg de farinha
60 gr de fermento
2 dl de água
6 ovos
260 gr de açúcar
1/2 colher de café de canela em pó
100 gr de manteiga
1 colher de chá de sal
Raspa e sumo de 1 limão

PREPARAÇÃO
Dissolva o fermento em água tépida e adicione a farinha até obter uma massa mole. Deixe levedar 15 minutos em ambiente ameno. Em seguida junte os ovos, o açúcar previamente peneirado, com a canela, a manteiga, o sal, a raspa e o sumo de limão. Depois adicione a farinha necessária para se obter uma massa um pouco mais consistente do que a de pão. Deixe fermentar cerca de 30 minutos, ou até a massa dobrar de volume. Obtenha bocados de massa do tamanho que quiser fazer a fogaça e molde num rolo comprido, mais espesso num dos lados. Espalme esse rolo com as mãos, ficando uma tira, que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando uma pirâmide.
À medida que se vai enrolando, vai-se colocando as pirâmides num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha.
Deixe em repouso cerca de 30 minutos a 1 hora.

Depois coloque as fogaças numa pá de madeira e leve a forno a lenha, previamente aquecido. Pincele com ovo batido e com uma tesoura dê quatro golpes no topo da pirâmide de que resultarão as "torres do castelo".
Por fim introduza-as em forno bem quente e 15 minutos depois, puxe para fora com a ajuda da pá e, à mão separe as "torres do castelo" permitindo que o calor penetre no seu interior. Coloque, novamente no forno para acabar de cozer.

Muitos doces nos tachos & panelas
DriKa

Nenhum comentário:

Postar um comentário