quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Barrigas de Freira

INGREDIENTES
500 gr de açúcar
250 gr de pão-de-ló
125 gr de amêndoa
9 gemas de ovos
1 ovo inteiro

PREPARAÇÃO
Leve o açúcar a ponto de pasta, corte o pão-de-ló em fatias, coloque numa travessa e regue com metade do açúcar em ponto. Pele as amêndoas e passe-as pela trituradora. Depois junte ao açúcar restante e deixe ferver um pouco. Se, por acaso, o açúcar depois de ferver com a amêndoa subir de ponto, junte-lhe um pouco de água. tire do lume, deixe arrefecer e junte as gemas bem batidas com o ovo inteiro. Misture tudo muito bem e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Depois retire do lume e deite por cima das fatias de pão-de-ló, cobrindo tudo. Polvilhe com canela e enfeite com cerejas cristalizadas.

PÃO-DE-LÓ
INGREDIENTES
4 gemas de ovo
4 claras em castelo
2 chávenas de chá de farinha
1 1/ chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de água a ferver
1 colher de sopa de fermento

PREPARAÇÃO
Coloque as gemas e a água a ferver numa tigela, e mexa até fazer espuma. Junte o açúcar e bata mais uns minutos. Sem parar de bater junte a farinha aos poucos e bata muito bem... o segredo do pão-de-ló fofo, é o manuseamento da massa.
Junte então o fermento, e as claras batidas em castelo (com uma colher de chá de açúcar), e vá envolvendo em movimentos circulares. No final bata mesmo com a batedeira para evitar que a massa do bolo quebre.
Coloque a massa numa forma previamente untada com manteiga e margarina, e forninho.

Muitos doces nos tachos & panelas

2 comentários: