domingo, 28 de outubro de 2012

biscoitos de amendoim

INGREDIENTES
250 gr de farinha
120 gr de manteiga
145 gr de açúcar
1 ovo
150 gr de amendoim torrado
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
0,5 dl de leite


PREPARAÇÃO
Bata o açúcar com a manteiga. Adicione o ovo e continue a bater. Depois junte o chocolate, a baunilha, a farinha e o leite, continuando sempre a bater. Por fim adicione os amendoins previamente picados. forme montinhos de massa num tabuleiro previamente bem untado. Coza em forno bem quente durante cerca de 15 minutos.



Muitos doces nos tachos e panelas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Broas




INGREDIENTES
1 kg de batata-doce
2 colheres de sopa de erva-doce
400 gr de açúcar
500 gr de farinha
4 ovos
Sal qb






PREPARAÇÃO
Descasque as batatas. Em seguida leve ao lume um tacho com 2 litros de água e adicione a erva-doce. Tempere com sal a gosto.
Quando a água começar a ferver, junte as batatas e deixe cozer, sem se desfazerem. Escorra a água e reduza-as a puré. Coloque o puré novamente no tacho, junte o açúcar e a farinha, a pouco e pouco. Leve ao lume e mexa de vez em quando. Retire do lume e deixe o puré arrefecer um pouco. Adicione os três ovos inteiros e uma clara previamente batidos. Depois de bem misturado, ponha o preparado ao lume para que os ovos cozam e adquiram a consistência de uma massa firme e moldável. Deixe arrefecer. Com a ajuda de um pouquinho de farinha, molde as broas e coloque num tabuleiro polvilhado de farinha. Pincele a superfície das broas com uma gema de ovo que se deslaçou com uns pingos de água. 
Leve a cozer em forno quentinho, cerca de 220'.

Muitos doces nos tachos e panelas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bife à Marrare



INGREDIENTES
800 gr de carne de vaca (pojadouro ou alcatra)
200 gr de manteiga
Sumo de 1/2 limão
4 dentes de alho
1/2 dl de leite
Sal & pimenta






PREPARAÇÃO
Comece por cortar a carne em quatro pedaços e bata com o batedor de bifes. Depois coloque metade da manteiga numa frigideira e core os bifes. Adicione os alhos previamente cortados em fatias e tempere com o sal e a pimenta. Retire os bifes e junte o leite ao que restou na frigideira. Deixe ferver e acrescente o resto da manteiga em cubos. Mexa sempre até engrossar. Adicione o sumo de limão e também os bifes. Envolva-os no molho e sirva com batatinha frita e salada.

Muitos tachos e panelas



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tempura de marisco

INGREDIENTES
8 camarões grandes, crús, descascados e sem tripa
8 argolas de lula
1 embalagem de 150 gr de mistura de tempura
4 vieiras, sem concha e limpas
200 gr de filetes de peixe, cortados em tiras
Óleo vegetal para fritar
Gotas de óleo se sésamo
Shoyu (molho de soja japonês)




PREPARAÇÃO
Faça pequenos cortes na parte de baixo dos camarões para que não se enrolem durante a fritura. Retire e deite fora quaisquer membranas que restem nas argolas de lula.
Dentro de uma tigela, combine a mistura de tempura com a quantidade de água indicada na embalagem até obter um polme grumoso cheio de bolhas de ar. Mergulhe o marisco e o peixe dentro do polme.
Aqueça o óleo vegetal num wok, até aos 180-190'. Junte o óleo de sésamo.
Frite os pedaços de tempura por fases, durante 2-3 minutos, até ficarem levemente dourados. Retire e escorra o máximo possível sobre papel absorvente, durante 30 segundos. Sirva muito quente, com o molho shoyu à parte, onde os fritos serão mergulhados.

Muitos tachos e panelas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mexilhões com manteiga de ervas e alho


INGREDIENTES
800 gr de mexilhões frescos dentro das conchas
1 "golpe" de vinho branco
1 folha de louro
85 gr de manteiga
350 gr de pão ralado
4 colheres de sopa de salsa fresca
2 colheres de sopa de cebolinhos frescos, em farrapinhos
2 dentes de alho bem picadinhos
Sal & pimenta
Limão para guarnecer

PREPARAÇÃO
Raspe as conchas dos mexilhões debaixo de água fria corrente para retirar eventuais barbas. Deite fora aqueles que tiverem a concha partida. Toque nos mexilhões restantes e deite fora todos aqueles que não se fecharem.
Coloque os mexilhões numa panela grande e junte o vinho e a folha de louro. Tape e coza, em lume forte, durante 5 minutos, abanando a panela de vez em quando, ou até os mexilhões abrirem. Escorra os mexilhões e deite fora os que se mantiverem fechados. Retire os mexilhões das conchas, reservando metade de cada concha. Disponha os mexilhões nas suas meias conchas dentro de uma assadeira grande.
Derreta a manteiga e deite-a numa taça pequenina. Junte o pão ralado, a salsa, o cebolinho, o alho, o sal e a pimenta e misture tudo muito bem. Deixe repousar até a manteiga endurecer ligeiramente. Com os dedos ou com 2 colheres de chá, tome uma noz da mistura de manteiga e ervas e encha com ela cada meia-concha de mexilhão, pressionando bem.
Para servir, leve os mexilhões ao forno, pré-aquecido a 230', durante 10 minutos, ou até ficarem quentes. Sirva os mexilhões de imediato, guarnecidos com pezinhos de salsa e acompanhados com quartos de limão.

Muitos tachos e panelas


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ovos mexidos com salmão fumado


INGREDIENTES
8 ovos
90 ml de natas magras
2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado, ou endro
Sal & pimenta
100 gr de salmão fumado cortado aos pedacinhos
2 colheres de sopa de manteiga
Fatias de pão

PREPARAÇÃO
Parta os ovos para dentro de uma tigela e bata-os juntamente com as natas e as coisas verdes que selecionou. Tempere com sal & pimenta. Junte o salmão e misture.
Derreta a manteiga numa frigideira e junte a mistura dos ovos. Com uma espátula de madeira, vá despegando da frigideira as partes do ovo que começam a solidificar e volteie a frigideira para que o ovo por cozer ocupe essa superfície.
Quando os ovos estiverem quase cozidos, mas ainda cremosos, está na hora de os retirar do lume. Sirva com pãozinho sim?

Muitas galinhas nos tachos e panelas



Quiche de bacalhau fumado e camarão

INGREDIENTES
400 gr de postas de bacalhau fumado, passado por água e enxugado
300 ml de leite
150 gr de miolo de camarão cozido
200 gr de requeijão
3 ovos batidos
2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado
Pimenta

MASSA DA TARTE
200 gr de farinha
Uma pitada de sal
100 gr de margarina em cubinhos, mais um pouco para untar
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de água gelada


PREPARAÇÃO
Para fazer a massa, peneire a farinha e o sal para uma tigela e incorpore com os dedos, a margarina, até obter uma consistência de pão ralado. Adicione, mexendo a gema de ovo seguida da água e forme uma bola com a mistura. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e amasse até ficar flexível. Envolva em película aderente e leve ao freeze durante 30 minutos.
Entretanto, coloque o peixe e o leite num tacho. Deixe levantar fervura e coza em lume muito brando, durante 10 minutos, ou até o peixe ficar cozido. Retire o peixe com uma escumadeira, deixe arrefecer ligeiramente e tire-lhe a pele e espinhas. Lasque o peixe e reserve. Guarde 125 ml do líquido da cozedura.
Estenda a massa e forre uma tarteira. Cubra a arte com papel vegetal e encha o fundo com feijões secos, leve ao forno pré-aquecido a 200' durante 8 minutos.  Retire o papel vegetal e os feijões e deixe cozer mais 5 minutos.
Disponha o peixe e o camarão no fundo da tarte. Numa tigela, bata o requeijão, o líquido da cozedura reservado, os ovos, o cebolinho, e a pimenta, e deite a mistura sobre o peixe. Leve ao forno durante 30 minutos ou ate o recheio ficar espesso e dourado.

Muitas espinhas nos tachos e panelas



domingo, 21 de outubro de 2012

Atum grelhado com molho de malagueta

INGREDIENTES
4 bifes de atum
Casca ralada e sumo de 1 lima
2 colheres de sopa de azeite
Salada para servir
Sal & pimenta


MOLHO DE MALAGUETA
2 pimentos laranja
1 colher de sopa de azeite
sumo de 1 lima
sumo de 1 laranja
2-3 malaguetas vermelhas, frescas, sem sementes e picadinha
Pitada de pimenta-de-caiena
Sal & pimenta

PREPARAÇÃO
Passe o atum por água fria, enxugue-o com papel absorvente e coloque-o num pirex. Deite a casca e o sumo da lima, bem como o azeite por cima do peixe. Tempere com sal e pimenta, cubra com película aderente e deixe marinar no freeze durante 1 hora.
Pré-aqueça o grelhador. Para fazer o molho, pincele os pimentos com o azeite e grelhe-os, virando-os com frequência durante 10 minutos ou até a pele ficar escura e chamuscada. Retire os pimentos da grelha, deixe arrefecer ligeiramente, pele-os e retire as sementes. Coloque os pimentos num robot, juntamente com o resto dos ingredientes do molho e triture até obter puré. Transfira tudo para uma taça e tempere com sal e pimenta.
Grelhe o atum na grelha, durante 4-5 minutos de cada lado até dourar.
Coloque tudo em pratos com a salada e o molho.
MnhamMnham

Muitas espinhas nos tachos e panelas

Gratinado de salmão fumado


INGREDIENTES
425 ml de leite
3 cravos-da-Índia
2 folhas de louro
50 gr de cebola às rodelas
85 gr de aipo picado
100 gr de salmão fumado, fatiado
350 gr de batatas cortadas em rodelas
2 colheres de sopa de cebolinhos frescos, bem picadinhos
2 colheres de sopa de endro fresco, bem picadinho
1 colher de sopa de estragão fresco, bem picadinho :)
2 colheres de chá de mostarda em grão
Pimenta
35 gr de agrião

PREPARAÇÃO
Deite o leite num tacho grande, junte os cravos-da -índia, as folhas de louro, a cebola, o aipo e o salmão... leve a lume brando. Antes de levantar fervura, retire o salmão com uma escumadeira e deixe arrefecer num prato.
Junte as batatas ao leite e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver novamente e coza mexendo de vez em quando para não pegarem ao tacho, durante 12 minutos ou até começarem a ficar macias e o leite engrossar ligeiramente. Retire os cravos-da-índia e as folhas de louro.
Junte as ervas, a mostarda e a pimenta e mexa bem. Verta a mistura numa forma baixa, previamente untada e com o fundo forrado. Tape com uma folha de papel vegetal e depois com folha de alumínio e  leve a cozer em forno pré-aquecido a 200', durante 30 minutos.
Retire do forno e coloque um tacho por cima. Deixe arrefecer durante 20 minutos antes de desenformar sobre um tabuleiro. Coloque debaixo de um grill pré-aquecido para tostar a superfície.
Sirva o gratinado com o agrião.

Muitas espinhas nos tachos e panelas

sábado, 20 de outubro de 2012

Cocktail de camarão


INGREDIENTES
1/2 alface em farrapos finos
150 ml de maionese
2 colheres de sopa de natas magras
2 colheres de sopa de ketchup
Algumas gotas de molho tabasco 
Sumo de 1/2 limão
Sal & pimenta
175 gr de miolo de camarão cozido
Paprica para polvilhar
Camarõezinhos cozidos com casca e rodelas de limão para guarnecer
Fatias finas de pão integral barradas com manteiga para servir

PREPARAÇÃO
Divida a alface por taças. Numa tigela, misture a maionese, as natas e o ketchup. Adicione o tabasco e o sumo de limão e tempere com sal e pimenta.
Divida o miolo de camarão pelas taças e cubra com o molho. Tape e leve ao freeze durante 30 minutos.
Polvilhe um pouco de paprica sobre os cocktails e guarneça cada taça com um camarão e uma rodela de limão. Sirva com o pãozito... afinal é um cocktail com nível certo?

Muitos cocktails nos tachos e panelas

Peixe assado com crosta de alho

INGREDIENTES
900 gr de batatas farinhentas
125 ml de leite
55 gr de manteiga
4 filetes de arinca ou pescada, mas fofinhos
1 colher de sopa de óleo de amendoim
4 dentes de alho bem picadinhos
2 colheres de sopa de salsa fresca bem picadinha, para guarnecer
Sal & pimenta



PREPARAÇÃO
Corte as batatas em pedaços e coza-as numa panela de água temperada com sal, durante 15 minutos ou até ficarem macias. Escorra bem. Esmague as batatas dentro da panela. Leve a lume brando e adicione, batendo, o leite, a manteiga, o sal e a pimenta.
Coloque os filetes numa assadeira e pincele-os com óleo. Polvilhe com o alho, junte sal e pimenta e espalhe por cima as batatas esmagadas. Leve a assar em forno pré-aquecido a 230', durante 8-10 minutos, ou até o peixinho ficar tenro.
Entretanto, pré-aqueça a grelha. Transfira o peixe para a grelha e deixe dourar, durante 2 minutos. Polvilhe com salsa e hora de papar :)

Muitas espinhas nos tachos e panelas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Papinha da boa ;)

INGREDIENTES
6 colheres de sopa de farinha de milho torrada
2 colheres de sopa de açúcar
0,5 l de leite
40 gr de manteiga
1 copo de água
Sal e canela



PREPARAÇÃO
Coloque a farinha de milho torrada num tacho. Misture o açúcar, o sal, a manteiga, o leite e a água. Mexa bem e leve ao lume. Deixe ferver cerca de 5 minutos. Quando estiver pronto, sirva-as em pratos individuais polvilhados com manteiga.

Muitos doces nos tachos e panelas

Frango assado à moda da DriKa

INGREDIENTES
1 franguito
100 gr de toucinho fumado
1 chouriço de carne, linguiça também serve
4 cebolas
2 colheres de sopa de banha
1 dl de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho
1 molho de salsa
1 dl de vinho branco
200 gr de arroz
Sal

PREPARAÇÃO
Dê um bom banhinho ao frango. Coloque-o num tacho ao lume com o chouriço, a cebola e o ramo de salsa. Cubra com água e tempere com sal. Deixe cozer. Assim que a carne esteja cozida, retire-a para uma bandeja. Retire igualmente o caldo da cozedura.
Descasque o resto da cebola e os alhos e pique tudo bem miudinho.
Noutro tacho, faça um refogado com cebola, alho, azeite, manteiga, banha e salsa picada. Adicione o frango ao refogado e deixe corar dos 2 lados. Regue com o vinho e tape o tacho. Deixe cozinhar em lume brando por 15 minutos.
No tacho que cozeu o franguito ponha o caldo obtido. Leve novamente ao lume até levantar fervura. Em seguida ponha o arroz, devendo o volume do caldo ser o dobro do arroz. Coloque no forno cerca de 15 minutos.
Corte o chouriço em rodelas e o toucinho em fatias pequenas. 
Hora de servir o franguinho com o arroz e decorado com a chouriça e o bacon.

Muitos tachos e panelas


Biscoitos na frigideira


INGREDIENTES
500 gr de farinha
4 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
1 dl de água
1 pitada de sal
2 colher de sobremesa de fermento em pó
Óleo e açúcar qb

PREPARAÇÃO
Comece por misturar todos os ingredientes e amasse, muito bem. Depois ponha a massa a fazer a sesta por 40 minutos. Retire pequenas quantidades de massa e molde-as em forma de pequenas argolas. Frite-as em óleo quente. Por fim escorra-as e passe-as por açúcar e canela? Boa ideia não é? Se experimentar com canela, diga-me se é bom :)

Muitos doces nos tachos e panelas



Coelho com favas à moda da DriKa


A pedido dos meus leitores no facebook, o almoço de hoje é:
Black com favas à moda da DriKa :D

INGREDIENTES
1 coelho com cerca de 700 gr (realmente o da foto tem esse peso... ups)
300 gr de batatas
300 gr de cenouras (opcional)
300 gr de favas descascadas
2 cebolas
100 gr de toucinho
1/2 dl de azeite
3l de caldo de carne
Sal & pimenta

PREPARAÇÃO
Parta o coelho em pedaços e coloque-o num tacho com o toucinho aos quadradinhos, azeite, cebola às rodelas, o sal e a pimenta. Deixe alourar num tacho destapado, e logo que a carne fique com um ar tostadito, tape e deixe refogar até ganhar molho. Se for necessário adicione umas colheres de caldo de carne. À parte coza os legumes. Depois de cozidos, tempere com sal e manteiga. Sirva tudo e voilá... barriguinha cheia ;)


Muitos tachos e panelas




Gosto de presentes :D



Prémio Liebster

Pessoal amigo, conhecido e comparsa das gulodices: as Panelas da DriKa foram presenteadas com um miminho
(cá está ele...)


E quem é que se lembrou das Panelas da DriKa? Alguém que tem andado a ouvir o barulho que estes tachos todos fazem: 
Este prémio... o Liebster é atribuído a blogs com menos de 200 seguidores  e que visa reconhecer a amabilidade, gentileza, beleza e simpatia do blogue (blogger) assim como dar-lhe as boas vindas a este mundo virtual :) um mundo curioso e que nos ajuda tanto quando precisamos, mundo este que está cá sempre, mesmo sem darmos por ele.
Agradeço-vos assim do fundo do meu coração, por se lembarem de mim :)
As regras deste prémio ditam que responda  a 11 perguntas colocadas por quem me presenteou e contar 11 factos sobre mim... Ui :)
Aqui vão elas hihihi




As perguntas da Manuela:
1ª Uma viagem... a qualquer sítio onde vá, de carro, com boa música, e boa companhia é sempre 5 estrelas, a ultima foi aqui: 


2ª Uma banda... The XX, calma e relaxante em qualquer musica... MY FAVOURITE
3ª Um filme ou uma série... Love actually
4ª Um prato... O meu cozido á Portuguesa
5ª Uma cor... vermelho
6ª Uma personalidade... Eu? conta? Da Vinci, na altura em que as mentes eram diferentes mas tinham mais juízo que hoje :)
7ª Um país... América, um país de mentes distintas, variadas,  pela inteligência elejo-o
8ª Um ingrediente... Sal, sem ele não sou nada
9ª Um ódio... Nesta altura, o desemprego é o meu maior ódio e o meu tédio, férias forçadas no emprego que amei de coração... é a vida :(
10ª Um desejo... Nunca perder o meu sorriso e nunca baixar os braços :)
11ª Um restaurante... Solar dos Amigos 





As perguntas da Canelinha (desculpa chamar-te assim, mas não sei o teu nome)
1ª viagem... Nova Iorque, quero lá ir, já mandei mail ao Pai Natal :)


2ª Um sonho... Ter um espaço meu, fazer a continuação daquilo que sei fazer melhor :) Sonho, sonho até onde posso sonhar?
3ª Um livro... ui tantos, adoro livros, ando a construir a minha biblioteca privada... "Código Davinci"
4ª Um sabor... doce
5ª Uma música... Vamos pôr XX no play again?
6ª Uma cidade... Lisboa
7ª Uma estação do ano... Inverno ADO-RO
8ª Qualidade mais valorizada... Preserverança
9ª Pior defeito que se pode ter... a teimosia dá preserverança, por isso gosto da teimosia para pior defeito, acaba por ser saudável ao mesmo tempo, não gosto de pensar em coisas ruins
10ª Prato preferido... Já vou no 2º prato de cozido hihihi
11ª Bebida preferida... Malibu com coca-cola

As regras deste prémio, mandam que devemos responder às questões propostas, dar a conhecer 11 coisas sobre a minha pessoa, escolher outros blogues a presentear, colocar-lhes eu mesma, mais 11 questões, e claro avisá-los do prémio. Então os sorteados são:




Estes blogs selecionei-os de maneira aleatória, tudo porque os blogs mais ativos no meu já ganharam este presente, os meus PaRaBéNs a quem já o apanhou, a quem o vai apanhar e um 
OBRIGADA
GIGANTONE


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tigeladas



INGREDIENTES
12 ovos
300 gr de açúcar
1 l leite
Raspa de 1 limão



PREPARAÇÃO
Junte os ovos ao açúcar. Bata muito bem. Adicione, aos poucos, o leite e a raspa de limão. Verta o preparado em recipientes de barro próprios para o efeito (a-do-ro... acho que as tigeladas nestes "tachichos" ainda ficam mais gostosas). Leve ao forno a cerca de 220', durante cerca de dez minutos.

Muitos doces nos tachos e panelas

Sopa de tamboril da DriKa

INGREDIENTES
400 gr de batatas 
150 gr de massa 
2 dentes de alho
1 cebola picada
1,5 dl de azeite
3 tomates maduros em cubos
1 folha de louro
800 gr de tamboril
Cenourinhas canininhas
Salsa 


PREPARAÇÃO
Faça o refogado em lume brando, com a cebola, os alhos, o louro, o azeite e o tomate. Adicione água e depois de levantar fervura, junte a massa, a batata e as cenourinhas, deixando cozinhar cerca de 20 minutos. Depois junte o peixinho cortado em pedaços e deixe ferver mais 10 minutos. Polvilhe com salsa e já está :p

Muitos caldos nos tachos e panelas


Bolinhos de amor

INGREDIENTES
6 ovos
200 gr de açúcar
120 gr de manteiga
1 1/2 colher de chá de canela
500 gr de farinha

Para a cobertura
1 kg de açúcar
4 dl de água

PREPARAÇÃO
Bata os ovos com o açúcar até obter um preparado muito fofo. Junte a manteiga amolecida, a canela e a farinha. Misture tudo muito bem.
Tende-se a massa em bolinhos que se colocam, de uma forma espaçada, num tabuleiro untado. Achate ligeiramente e leve a cozer em forno quente (200').
Depois de cozidos, deixe arrefecer e pincele-os com o açúcar em ponto alto (açúcar+água), devendo ficar branquinhos a seu gosto. Como não é possível saber o volume dos ovos, poderá ser necessário juntar mais farinha para se poder tender a massa em bolinhas.


Muitos doces nos tachos e panelas



Pão de azeitonas... delícia



INGREDIENTES
800 gr de farinha
50 gr de fermento de padeiro
1 dl de azeite
250 gr de azeitonas
250 gr de presunto
Oregãos





PREPARAÇÃO
Em 300 gr de farinha, desfaça o fermento de padeiro em água morna. Amasse muito bem até obter uma massa homogenia e tape, deixando repousar até duplicar o volume. Ao resto da farinha, junte o azeite e a massa preparada anteriormente. Em seguida, adicione aos poucos, água morna até obter uma massa macia e elástica. Tape e deixe levedar, durante ma hora em lugar aquecido. Entretanto escalde as azeitonas em água a ferver, escorra e corte-as. Corte o presunto em tiras bem fininhas. Divida a massa preparada em duas partes e achate. Cubra com azeitonas, o presunto e os oregãos. forme novamente o pão e leve a forno quente durante 50 minutos. Sirva ainda quentinho.

Muitos tachos e panelas